Inspire-se > Elas mudaram o mundo

Josephine Cochrane inventou a máquina de lavar louças e, de quebra, um negócio

Josephine Cochrane

Josephine Cochrane viveu no século 19 nos Estados Unidos. Como toda boa dona de casa daquela época, acreditava que as mulheres deveriam se responsabilizar pelos afazeres domésticos. Mas uma das tarefas ela não suportava fazer: lavar louça.

Ao contrário do que muitos pensam, grandes invenções da humanidade também foram criadas por mulheres. Uma delas é a máquina de lavar louça, inventada no final do século 19 pela própria Josephine.

A futura empreendedora não teve uma infância fora do comum ou uma criação feminista. Após a morte de sua mãe, viveu com o pai em Ohio, no estado de Indiana. Ele trabalhava como engenheiro hidráulico, o que pode ter despertado na filha um instinto para a mecânica.

Quando criança, estudou em escolas privadas até ser enviada para morar com a tia na cidade de Shelbyville, em Illinois. Após se formar no colégio, sua vida seguiu um caminho bastante tradicional: aos 19 anos casou com William Cochran, um empresário oito anos mais velho.

William fez fortuna e deu uma vida confortável para a esposa, que adotou seu sobrenome, mas acrescentando um “e” no final. Apesar de seguir o caminho tradicional, Josephine demonstrava um senso de independência e confiança fora do comum para a época.

A epifania empreendedora de Josephine Cochrane

Em 1870, o casal se mudou para uma verdadeira mansão e era famoso por oferecer jantares e realizar eventos sociais. Certo dia, após uma das festas, os criados fizeram a lavagem dos utensílios e negligenciaram os pratos, quebrando algumas peças. Quando Josephine descobriu, ficou furiosa e se recusou a deixar os empregados segurarem os itens de porcelana novamente.

Decidiu lavar os pratos por conta própria, mas acabou se arrependendo da decisão. Enquanto se dedicava à tarefa, teve uma ideia: se inventores podiam criar máquinas para cortar grama e confeccionar roupas, por que não criar uma lavadora de louças?

A verdadeira ideia veio logo em seguida, quando decidiu inventar uma máquina de lavar louças por conta própria. Entrou na biblioteca de casa e começou a pesquisar por referências enquanto segurava um copo na mão. Dentro de meia hora, tinha o conceito básico para a lavadora: manter os pratos em segurança em uma espécie de prateleira enquanto a pressão da água os limpava.

A epifania veio em boa hora. O marido de Josephine tinha sérios problemas com o álcool e faleceu duas semanas depois, deixando uma dívida de mais de US$1.500 para a esposa. Portanto, a lavadora de louças acabou sendo fundamental para a sua sobrevivência.

A criação da empreendedora tinha compartimentos de arame para pratos, copos e pires. Um motor girava uma roda que bombeava água quente com sabão sobre os utensílio. Josephine mostrou seu design para alguns homens de negócio, o que acabou sendo uma experiência frustrante. Eles não confiavam nela por ser mulher e não ter formação acadêmica.

Mas Josephine não desistiu. Finalmente, com a ajuda do mecânico George Butters, conseguiu a patente da sua criação em 1886. No entanto, suas primeiras clientes não foram as donas de casa que pensava estar ajudando. As mulheres não queriam gastar dinheiro com um utensílio que julgavam desnecessário.

Josephine Cochrane

Foto: Istock/Getty Images

Então a empreendedora enfrentou outro desafio: sem nenhuma indicação, foi até um grande hotel em Chicago e pediu para falar com o gerente. Sozinha, ofereceu seu produto. Saiu de lá com um pedido de US$800, o que abriu caminho para outras vendas grandes.

Josephine vendeu sua máquina de lavar louça para restaurantes e instituições. Sua invenção foi exposta em feiras e ganhou notoriedade na época. O sucesso foi tanto que a empreendedora abriu sua própria fábrica em um galpão abandonado de uma velha escola. Seus clientes se estenderam para hospitais e faculdades, até que o produto finalmente se tornou residencial e popular nos Estados Unidos.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.