Inspire-se > Elas mudaram o mundo

Florence Nightingale revolucionou a enfermagem

Florence Nightingale

Florence Nightingale (1820-1910) nasceu na bela cidade de Florença, na Itália, por acaso, onde sua família de origem inglesa residia na época. Foi educada pelo pai em casa e aprendeu grego, alemão e latim, além de História, Filosofia e Matemática. Falava, naturalmente, inglês e também italiano. Formou-se em enfermagem em uma instituição protestante de Kaiserswerth, na Alemanha, e mudou-se para Londres em seguida para trabalhar como superintendente de um hospital de caridade.

quadro de mulher segurando luz para atender enfermos

The Lady with the Lamp, por Henrietta Rae em 1891.

Florence fez parte do corpo de enfermagem britânico durante a Guerra da Criméia (1853-1856), que aconteceu entre a península da Criméia, o sul da Rússia e os Balcãs. Ela era enfermeira-chefe do exército do Reino Unido e atendia, junto a sua equipe, em Scutari, na Turquia. Lá, constatou que a falta de higiene e os maus cuidados com o corpo, que levavam às doenças, matavam grande parte dos soldados hospitalizados inicialmente por causa dos ferimentos. Florence começou, então, a desenvolver um trabalho de organização da infraestrutura hospitalar, ao mesmo tempo em que dava assistência aos doentes.

Leia mais:
Émilie du Châtelet, a mulher que revolucionou a ciência e a matemática
Nettie Stevens descobriu que o sexo dos bebês é determinado pelo homem

Entre os enfermos, Florence ficou conhecida como “a dama do lampião”, pois não parava de cuidar dos doentes nem quando o sol se punha — e, como naquela época, a eletricidade ainda não era algo comum, ela precisava de um lampião para fazer o seu serviço. Era uma felicidade e um alívio para os soldados hospitalizados verem a sombra daquela mulher se aproximar sob a luz daquele lampião.

Florence Nightingale deu nome a uma escola que funciona até hoje

A reforma conduzida por Florence Nightingale no hospital militar reduziu a taxa de mortalidade de 42,7% para 2,2%. O seu nome começou a ficar conhecido, tanto nas trincheiras de guerra, quanto em seu país. Quando a guerra chegou ao fim, Florence publicou um artigo chamado “Notes on Matters Affecting the Health, Efficiency and Hospital Administration of the British Army” (“Notas sobre questões que afetam a saúde, a eficiência e a administração do hospital do exército britânico”, em tradução livre), em 1858. Além disso, ela fundou em 1860 uma escola de enfermagem no Hospital de St. Thomas, em Londres, considerada a primeira escola de enfermagem do mundo.

Essa escola atendia principalmente as mulheres que tinham interesse por essa profissão (o centro de estudos existe até hoje e leva o seu nome, veja aqui). Florence não chegou a se casar e passou boa parte de sua vida dedicando-se aos estudos na área de saúde. Um outro acadêmico renomado da mesma época, chamado Benjamin Jowett, chegou a pedi-la em casamento, mas Florence recusou. O fato de passar grande parte do seu tempo fora de casa e agir de acordo com suas próprias ideias fizeram da enfermeira um grande exemplo para outras mulheres daquele tempo e deste nosso também.

Florence também foi pioneira no uso de gráficos para mostrar estatísticas. Ela acreditava que os gráficos podiam ser entendidos por todos, sem distinção. A enfermeira seguiu assim até ficar cega, em 1901, o que a obrigou a parar de trabalhar. Morreu em Londres, aos 90 anos, deixando um belo legado e um grande incentivo às mulheres de todo o mundo.

  • Essa matéria foi útil?
  • 1 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.