Inspire-se > Elas mudaram o mundo

Annie Kopchovsky, a ciclista que deu a volta ao mundo no século 19

Annie Kopchovsky com sua bicicleta

Imagine nascer mulher no século 19, casar aos 18 anos, aos 22 já ter três filhos e, aos 24, decidir pegar uma bicicleta para dar a volta ao mundo. Achou impossível? Pois essa é uma história verdadeira. Annie Kopchovsky realizou o feito em 1894 – e os motivos são incertos. Alguns dizem que a ideia da viagem surgiu a partir de uma aposta para testar a resistência física e o equilíbrio mental de uma mulher durante 15 meses em 16 mil km. Em troca, ela teria ganhado US$ 5 mil.

Annie Kopchovsky com sua bicicleta em imagem em preto e branco

Annie Kopchovsky

Outros dizem que Annie tinha mesmo um espírito livre e tomou essa decisão porque queria se libertar de uma vida que se limitava a cuidar da casa e dos filhos.

Nascida na Letônia, Annie emigrou com a família para Boston, nos Estados Unidos, quando ainda era criança. Foi de lá que ela partiu rumo à aventura. A bicicleta que usou, a princípio, pesava cerca de 20 kg, o que fez com que ela logo constatasse que precisava de um outro modelo, mais leve.

Quando chegou em Chicago, ela descolou uma outra bicicleta que pesava 10 kg a menos. E também se livrou dos trajes vitorianos pesados e desengonçados, comuns naquela época: deixou seus longos vestidos de lado e vestiu calças compridas, que até então apenas homens estavam “autorizados” a usar.

Se Annie Kopchovsky dependesse dos comentários e críticas que ouviu, ela certamente não teria dado nem uma volta no quarteirão com a sua bicicleta. Seguiu em frente, quer dizer, em direção ao Oriente e passou por Havre, Paris, Marselha (França), Egito, Jerusalém, Iêmen, Colombo (Sri Lanka), Cingapura, Hong Kong, Xangai (China), Nagasaki, Kobe, Yokohama (Japão). Voltou para os Estados Unidos por meio de São Francisco, Los Angeles, El Paso e Denver. Depois de 15 meses, Annie estava de volta em casa. Obviamente, precisou tomar trens e barcos para completar a travessia, o que não tira o mérito da corajosa ciclista.

Resistir e não desistir de dar a volta ao mundo

Annie pagou suas contas na estrada com o dinheiro que ganhava aparecendo em fotos para publicidade ou como atração em diversos locais, além de fazer de sua bicicleta um cartaz ambulante para anunciantes. Foi assim que ganhou o patrocínio da Londonderry Lithia, uma marca de água mineral caracterizada pela presença de sais de lítio, popular no século 19. Ela chegou a ganhar US$ 100 para carregar a placa com o nome da marca – e acabou se tornando conhecida como Annie Londonderry.

A ciclista chegou a sofrer um acidente grave em Stockton, na Califórnia, quando um carro a atropelou e passou por cima dela. Ficou dois dias hospitalizada, mas não desistiu.

Aqui estou e, tem mais, eu pretendo completar esta jornada.

Também tomou um susto quando três homens encapuzados a detiveram no caminho de Paris para Marselha. Ela sacou sua pistola (sim, ela tinha licença para andar armada) e, quando estava prestes a atirar nos meliantes, um deles conseguiu rendê-la. Tudo o que conseguiram roubar foram três francos (a moeda francesa daquela época) e juraram que voltariam a encontrá-la, afinal queriam levar todo o dinheiro que ela tinha arrecadado em Paris.

Em sua bicicleta Sterling, Annie também enfrentou muito frio, estradas ruins e até guerras. A comida também era escassa e ela se deu satisfeita por ter conseguido terminar a jornada viva.

Portanto, se você tem um sonho e um objetivo claros em sua vida, não deixe-os de lado por qualquer motivo. Siga pedalando, apesar das dificuldades. Essas, sim, serão sempre passageiras.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.