Inspire-se > A sua história

Vanessa Mafra juntou teatro, jornalismo e coach para criar seu negócio

Vanessa Mafra

Meu nome é Vanessa Mafra, tenho 36 anos, e moro em Porto Velho, Rondônia. Durante a minha infância, se me perguntassem se um dia seria uma empresária ou empreendedora, certamente responderia: não!

Na minha visão, ser dona do próprio negócio significava lidar com burocracias, algo muito chato. O que eu não sabia é que me apaixonaria por empreender. Descobri que não é preciso ter uma loja ou comércio para ser empreendedora. Então comecei a empreender meus sonhos.

Sou jornalista há 15 anos, trabalho em uma emissora de televisão e já fiz de tudo um pouco. Fui de apresentadora a produtora. Mas em paralelo, sempre busquei coisas que fugissem desse universo.

Sou atriz, já fiz diversos cursos e atuei em alguns espetáculos. Minha maior realização foi ser indicada ao prêmio de melhor atriz no teatro do Amazonas em 2006, pelo espetáculo “Fica Comigo Esta Noite”. Justamente por causa desta peça comecei a trabalhar com figurino. Ajudei na composição das roupas do espetáculo e depois passei a trabalhar com figurino de comerciais. Gostei tanto que passei a fazer cursos de consultoria de moda.

Então surgiu a oportunidade de trabalhar como consultora de moda e imagem na emissora onde atuo. Mas em 2015, deixei o emprego, pois estava difícil conciliar as coisas.

Há três anos fiz o curso de formação em coaching da Febracis – Federação Internacional em Coaching Integral Sistêmico. Foi quando descobri a minha dificuldade em traçar metas e objetivos. Tudo o que eu fazia estava muito distante. Passei a ter conflitos. Questionava o que queria para a minha vida. Afinal, fazia tantas coisas e não realizava nada de fato.

Até que um dia fui chamada para dar uma palestra sobre linguagem corporal e imagem em um dos cursos da Febracis. Uma colega coach me perguntou se eu daria aulas de teatro para ela, pois ela também queria dar palestras e precisava se soltar mais.

Dei algumas aulas e pensei: meu deus! Como sou feliz ajudando os outros. Agora sei como juntar todos os meus conhecimentos do coaching, do jornalismo, do teatro, e até da consultoria de moda para o mesmo foco: ajudar pessoas a falar em público. Mas não com técnicas frias, e sim por meio de um trabalho emocional que envolve corpo e eliminação de mitos, como a sensação de não merecimento ou falta de capacidade.

Busquei as técnicas aprendidas, desenvolvi outras e criei um método que trabalha o corpo na busca da autoconsciência e soltura corporal. Mas ainda não estava pronta, então busquei parcerias.

Conversei com a fonoaudióloga Graziela Gonçalves, também amiga pessoal, e fechamos a parceria de corpo e voz para o nosso trabalho. Hoje, atendemos pessoas que querem falar em público. Eu ensino a parte corporal e coaching e ela trabalha a voz. Essa é a “Expressar”.

Lembra do início, quando fugia do empreendedorismo? Eu realmente não sabia nada sobre isso e resolvi aprender. Cheguei até a Escola Brilhante, me inscrevi no curso de empreendedorismo e, no mesmo ano, recebi um email falando sobre o concurso Hora de Brilhar. Me inscrevi e fiquei entre as 10 selecionadas! Cinco eram da categoria atuantes e cinco da categoria iniciantes, na qual participei.

Nesse processo, fizemos um curso de empreendedorismo online e fomos para São Paulo apresentar nossos projetos e aprender mais. Foi realmente inacreditável. Dividir experiências com pessoas fantásticas foi um salto quântico na minha vida.

Hoje, posso dizer que sou apaixonada por empreender. E você viu? Não é preciso ter um negócio para começar. Empreenda em algo que você saiba fazer, junte as técnicas que já aprendeu e comece a empreender seus sonhos. Quem sabe um dia eles se tornam uma empresa?

*Em depoimento a Camila Luz

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.