Inspire-se > A sua história

“Você pode ir atrás do seu sonho”, diz Raiane Maria, de 23 anos

Raine sorrindo com camisa colorida

“Meu nome é Raiane Maria, tenho 23 anos e sou de Recife, Pernambuco. Faço acessórios femininos e a minha marca é a Botão de Flor. Eu tinha um sonho e meus pais não tinham condições financeiras de me ajudar, foi quando eu percebi que eu tinha que correr atrás, tinha que buscar a realização desse sonho. Então eu conheci a palavra empreendedorismo e, cara, eu me apaixonei por isso. Só de saber que você pode ir atrás do seu sonho, vender o seu produto e satisfazer alguém, isso me transformou, se tornou algo essencial na minha vida. É o que me faz viver.

O mais importante no processo de empreender é manter o foco, principalmente dentro de você, para não desistir. Eu tive que fazer tudo sozinha e foi difícil no começo. Mas sozinha eu me descobri muito mais centrada do que imaginava, e com muito mais coragem. O cansaço pode ser grande, mas a força que você tem dentro de si pra conquistar o que quer é muito maior. Foi acreditando que tudo ia dar certo que eu conheci a Escola Brilhante.

Quando você tem um conhecimento, quando você estuda, busca algo melhor, isso já é uma coisa muito grandiosa. Eu não tenho como explicar a dimensão do que a Escola Brilhante fez na minha vida, no meu negócio. É muito difícil mesmo falar, isso me emociona porque é algo que transforma muito o nosso ser.

As pessoas que fazem a escola acontecer me mostraram o melhor caminho a seguir, me ajudaram a enxergar os meus objetivos. Hoje eu paro, desenho meu produto, crio um painel semântico e vou lá estudar os materiais para criar uma coleção. Isso para mim é fantástico, porque é uma coisa que antes eu não tinha ideia, só gostava de criar as coisas mas não sabia o caminho a seguir. E hoje eu sei. Às vezes eu deito, paro e penso no que tem acontecido e não acredito. Venho da periferia, de uma realidade que é totalmente diferente da que estou vivendo. Fico feliz e, de fato, sem palavras.

Com o empreendedorismo, consegui realizar vários sonhos. Claro que tenho muitos outros e quero realizar todos eles, mas eu me sinto com uma parte do caminho feito, sabe? E se alguém me perguntar como faz, digo para dar o primeiro passo, que logo depois vem outro e tudo irá acontecer. As dificuldades existem, mas se você der o primeiro passo, se tiver um plano, se acreditar e tiver foco, as coisas vão acontecer e a realização será garantida. Isso eu aprendi com as histórias das mulheres brilhantes que eu conheci. E quando você escuta essas mulheres contando suas histórias, você sabe que vai conseguir. Sou muito grata por isso.

Eu sempre falo que encontrei um caminho, pessoas especiais e encontrei forças para passar por tudo, sem nem ao menos ter ideia do que iria precisar fazer. E eu consegui, mesmo diante de todas as dificuldades e desse preconceito que existe quando você vem de onde eu vim. É por isso que eu tento contar a minha história, tento mostrar para outras mulheres que elas podem também. Dentro delas tem uma força capaz de tudo. Eu sinto isso todos os dias, por isso que vou adiante, porque sei que vou vencer.

Já realizei desfiles, saí em jornais de Recife e em blogs de moda e empreendedorismo de vários estados do Brasil. Além disso, também dei palestras sobre empreendedorismo. Tudo isso me fez sentir uma força muito além do que eu imaginava ter. Foi muito gostoso tudo o que vivi e aprendi e isso me deu coragem para ver um novo espaço. Muitas vezes a gente tem medo de entrar nos caminhos que se abrem.

Quando descobri que tinha ficado entre as 10 no concurso Hora de Brilhar, mal pude acreditar. Já tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho em outras ocasiões, mas ficar entre as 10 no meio de tantas histórias foi algo que até hoje não consigo dimensionar. Hoje, vejo o mundo e as possibilidades de formas diferentes e mais amplas. 

Sou muito grata à Escola Brilhante, à Escola de Você e à Aliança Empreendedora, que de fato fizeram a diferença na minha vida. Logo após o concurso, passei a cuidar muito melhor da minha marca. Comecei a produzir mais assessórios diferenciados, com a pegada ideal para o público que eu queria atingir. Já tinha conhecimento, mas o desenvolvi ainda mais após a Escola Brilhante 

Hoje estudo moda e, no período passado, precisei dar consultoria para uma marca. Óbvio que dei pra Botão de Flor. Foi quando descobri a possibilidade de fazer uma mudança em vários pontos da marca. Eu segmentava muito os meus produtos apenas para o público feminino. Hoje já penso em expandir.

Também comecei a pensar sobre o nome da marca. Por que Botão de Flor? Na época, mais duas amigas faziam as peças junto comigo e pensávamos em brotar e ser aquelas florzinhas que iriam crescer e conquistar o mundo. Acabei trocando o nome para Raima. Foi difícil mudar, mas vi que a minha imagem como Raiane Maria cresceu mais do que o nome da marca, também por conta do meu blog. 

Hoje, além da Raima, faço faculdade e tenho um trabalho fixo. Decidi fazer coleções menores para atender a demanda que consigo enquanto estou tão ocupada. Não dá para agarrar o mundo. Fico triste em não poder me jogar de cara neste momento, mas termino a faculdade em junho e, a partir daí, vai ser muita alegria. 

Fora isso, eu e um amigo estamos com a proposta de lançar uma nova marca. Estamos estudando mercado e público em relação a uma pegada de moda sem gênero. Vai ser muito bacana e vocês ainda vão ouvir falar muito de nós.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.