Inspire-se > A sua história

Maria Fernanda Teixeira conta como se tornou uma executiva de sucesso

Maria Fernanda Teixeira

Há 30 anos, a executiva Maria Fernanda Teixeira ocupava seu primeiro cargo de liderança em uma grande empresa. Após subir muitos degraus em uma área dominada por homens, decidiu que deveria inspirar outras mulheres a fazer o mesmo.

Maria Fernanda é portuguesa e imigrou para o Brasil quando ainda era criança, junto dos pais e dois irmãos mais velhos. Filha de comerciantes, herdou o tino empreendedor da família e foi sempre motivada a buscar uma vida melhor.

Por causa do sotaque português, era motivo de chacota na escola. “As crianças, pela pureza que têm, são cruéis às vezes. Não aceitavam o diferente. Assim começou a minha luta para me igualar e também fazer parte do grupo. Acho que isso me ajudou muito, foi uma provocação que tive logo na infância”, conta.

Mesmo na escola, queria ser a melhor em tudo o que fazia. Alguns dos clientes do bar do seu pai eram executivos e Maria Fernanda se espelhava neles, almejando ser uma profissional de sucesso no futuro. Começou a trabalhar cedo e se casou aos 17 anos para conquistar sua independência. Como não tinha modelos de executivas mulheres para se inspirar, reuniu toda a as garra e motivação para estudar muito, fazer faculdade, especialização e aprender outras línguas.

Aos 15 anos, começou a trabalhar em um banco e ingressou na área de tecnologia da informação. Desde então, foi crescendo profissionalmente: trabalhou na General Motors do Brasil e passou 22 anos na EDS, maior empresa de tecnologia da informação do mundo. Morou em vários países e se tornou vice-presidente de Operações da América Latina.

Hoje, é uma das executivas mais premiadas do país. Sempre preocupada com o impacto das empresas no mundo, assumiu a consultoria da Integrow, uma empresa B que tem o propósito de transformar a cultura das organizações privadas e públicas, desenvolvendo questões como a ética empresarial.

Mas na posição de mulher no mundo corporativo, Maria Fernanda traçou utro objetivo: empoderar mulheres para que se sintam capazes de assumir cargos de liderança e criar seus próprios negócios de sucesso.

Quem tem boca vai a Roma

A executiva conta que desde o primeiro emprego, teve consciência de que para ser aceita e crescer na carreira deveria ser a melhor. “Queria que ficasse claro que não era por ser esnobe ou querer humilhar. Pensava que era uma forma de ser promovida e considerada nesse mundo tão masculino, mesmo sendo mulher”, afirma.

O homem é mais incisivo quando acha que deve ser promovido ou receber um aumento. Já a mulher não se expressa da mesma forma e espera que alguém reconheça o seu valor – mesmo que seja a melhor da equipe. Por isso, Maria Fernanda aconselha que mulheres devem fazer o mesmo que os homens e expressar suas capacidades e ambições para seus superiores.

“Embora fosse uma das primeiras em termos de produtividade e resultado, fazia aquilo porque queria aprender outras coisas e ir mudando de função. Deixava claro para os meus supervisores que queria crescer na carreira, ser uma alta executiva e chegar a presidente”, diz.

Importância da mentoria

Além de expressar a vontade de crescer, Maria Fernanda compartilha outra técnica que a ajudou a crescer na profissão: a mentoria. Segundo a executiva, muitas mulheres acreditam que não devem pedir ajuda ou revelar suas intenções de evoluir por medo de perder o emprego.

Isso é cultural: a mulher conquistou o mercado de trabalho há pouco tempo. Para essa mulher, estar empregada já é uma conquista. Já o homem sempre foi o provedor, o homem de negócios. Para ele, ascender não é nada além de natural.

Você nunca pode se isolar, seja na carreira executiva ou no empreendedorismo.

Para chegar a cargos de liderança, ou se tornar uma empreendedora de sucesso, a mulher também deve contar com a ajuda dos outros. Chefes ou profissionais que admira, e que sejam acessíveis, são boas opções. “Sempre deve ter alguém que admira para discutir, ouvir opiniões. Isso me ajudou muito a chegar onde cheguei”, completa.

Maria Fernanda Teixeira e o empoderamento feminino

Maria Fernanda conta que decidiu incentivar o empoderamento feminino por dois motivos. O primeiro ocorreu durante sua trajetória como executiva. Rodeada por homens, achava injusto que fosse a única mulher a atingir aquela posição. O segundo estalo veio quando sua filha nasceu. “Não queria que a minha filha tivesse as mesmas dificuldades que eu tive”, relembra.

Hoje, apoia várias organizações dedicadas à mulher e ao seu papel no mercado de trabalho. Fundou o Grupo de Mulheres Executivas de São Paulo e é conselheira do Mulheres do Brasil, que reúne mais de 3.000 executivas e empreendedoras. Também faz parte do Conselho Consultivo sobre Gênero e Desenvolvimento do Banco Mundial e é presidente do Comitê de Tecnologia e do comitê Diversidade e Inclusão da AMCHAM-Brasil.

Para as mulheres que têm um sonho e querem evoluir na carreira, ela aconselha: “Nunca espere que alguém vá te motivar a chegar lá. Você mesma deve fazer isso. Todo dia de manhã, levante de manhã consciente de que você pode tudo o que quiser”.

Garra, paixão e amor por si própria são as palavras-chaves do sucesso. “Barreiras você vai encontrar todos os dias. Não deixe que as pedrinhas que apareçam no seu caminho te impeçam de realizar. Procure ajuda, busque pessoas com quem você possa conversar sobre dificuldades financeiras, medo de se posicionar e qualquer outra dificuldade que tiver. Todo dia é um novo dia para realizar”, finaliza.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.