Inspire-se > A sua história

De ótima manicure a dona de salão, a trajetória de Lucineia Arcanjo

mulher pintando unha de outra

“Oi, meu nome é Lucineia Arcanjo e há um ano e sete meses sou proprietária da Esmalterapia da Lu. Tenho 38 anos, sou casada e mãe do Victor e da Isabella.

Luciana com sua cliente

Foto: Arquivo Pessoal

Desde muito cedo, a vida me ensinou que toda a minha história ia depender da minha força de vontade. Tive um problema que afetou o movimento da minha perna esquerda aos quatro anos. Eu era muito novinha. Sofri preconceito e por isso decidi que ia encarar a minha deficiência com positividade. Venci obstáculos e fui atrás de oportunidades, principalmente no mercado de trabalho, onde aprendi muito.                 

Durante cinco anos, fui assistente administrativa em uma grande empresa aqui em Campinas (SP), de onde saí para trabalhar em outra multinacional. Depois, recebi uma proposta para trabalhar como recepcionista em um hospital e lá fiquei por mais de dois anos. Meu último emprego foi uma experiência fantástica, me aproximou ainda mais das pessoas e me ensinou o valor do atendimento. Nessa época também, meio que por acaso, comecei a trabalhar como manicure.

Um belo dia, minha irmã pediu para que eu fosse sua manicure. Ela seria madrinha em um casamento e não tinha conseguido horário no salão. Eu sempre gostei muito de fazer minhas unhas e por isso sempre tive todos os instrumentos organizados e bem guardados em casa. Assim foi que tudo começou: nesse dia fiz mais quatro atendimentos para mulheres da família. Tirei umas fotos, fiquei orgulhosa e depois publiquei no Facebook. Surpresa total! Várias curtidas, comentários e amigas pedindo horário para fazer as unhas.

Comecei a atender em casa, tudo muito simples, mas com capricho e cuidado. Meu lema sempre foi oferecer o melhor para minhas clientes. Aos poucos, fui me organizando, comprando outras coisas, novos esmaltes, coordenando com a minha rotina no hospital. E a cada dia ficava mais surpresa com a agenda sempre cheia.

Em outubro de 2015, fui dispensada do trabalho e fiquei bem preocupada por conta do momento do país. Então, passei a me dedicar de vez em meu negócio, com o apoio do meu marido. Era hora de brilhar. Fiz cursos para aprender novas técnicas e enxerguei oportunidade de trabalhar com serviços que não são tão comuns aqui, como alongamento de unhas. Resolvi entrar de cabeça nesse universo, que agora simplesmente amo de paixão!

Trabalho com a autoestima de uma mulher e isso é coisa séria. Por isso me sinto muito realizada quando vejo a minha agenda cada vez mais cheia. De um tempo para cá, senti necessidade de alugar um espaço para oferecer o melhor atendimento às minhas clientes. Montei o meu ateliê da Esmalterapia, porque para mim fazer as unhas sempre foi uma terapia mesmo. Não é?

Ter seu próprio negócio é muito diferente do que trabalhar em grandes empresas. Aprendi muito no mundo corporativo, como pessoa e como profissional. Mas, de verdade, cansei um pouco dessa vida de escritório. Hoje posso administrar melhor meus horários, minha casa, meus filhos e fazer o que amo.

Ainda tenho muitos sonhos para o meu negócio! Hoje conto com a ajuda de mais uma pessoa na Esmalterapia e penso em como aumentar atendimento, porque a nossa agenda está cada vez mais cheia. Quem sabe no futuro eu consiga administrar mais o ateliê, se tiver mais gente para atender as clientes. Isto é só o começo…”

Em depoimento a Marina Malta.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.