Inspire-se > A sua história

Lilian Sampaio cria jogos digitais infantis com propósito

Meu nome é Lilian Sampaio, tenho 32 anos, sou casada e tenho dois filhos. Sou formada em administração de empresas e em sistemas de informação, com MBA em gestão estratégica de negócios e residência internacional em negócios e empreendedorismo. Atualmente, estou cursando pós-graduação em jogos digitais.

Sou gamer desde a infância, quando tomei gosto por jogar videogame com meus irmãos. A prática em jogos digitais foi muito importante para a minha formação durante a adolescência, pois foi jogando que aprendi a ser uma pessoa paciente, a ser persistente na busca por um objetivo e a não desistir. Aprendi a perder e a lidar com frustrações, a ser resiliente e a não ter medo de errar. Acima de tudo, aprendi a traçar estratégias para alcançar minhas metas.

É muito interessante tudo o que se aprende nessa dinâmica de saber ganhar e perder — experiência que os games proporcionam. Encarar a vida como um jogo foi o que me ajudou a superar os tantos desafios que tive que enfrentar na minha trajetória. Mas na minha época de faculdade, trabalhar com jogos digitais não era uma possibilidade na realidade brasileira.

No entanto, sempre tive o sonho de trabalhar em grandes empresas com tecnologia. Então fui trabalhar em empresas de TI em áreas como Manutenção de Redes e Suporte Técnico de Software. Por último, atuei com Consultoria em Gestão da Inovação em um programa do Sebrae-SP, o que me permitiu atuar também como Pesquisadora Nacional para o CNPq.

Com a maternidade dei uma pausa na carreira, mas sem nunca deixar de me atualizar e de acompanhar o mercado. Tomei conhecimento de um curso online desenvolvido pela jornalista Ana Paula Padrão em parceria com especialistas sobre autonomia e empoderamento feminino. Desde a primeira aula, o curso da Escola de Você mudou minha forma de enxergar meu papel na sociedade.

Me envolvi tanto no projeto que me tornei uma das “Escoletes” e me tornei voluntária como Embaixadora da Escola de Você. Inaugurei o 1º Encontro das Escoletes da Zona Sul de São Paulo, somando a outros encontros que aconteciam pelo país todo.

Contudo, as demandas da maternidade foram falando mais alto. Nessa rotina, fui observando o quanto as crianças dessa nova geração estão mais conectadas à tecnologia, pois já nasceram em uma sociedade altamente conectada, o que as tornam nativas em recursos tecnológicos.

Percebi isso dentro de casa, reparando no quanto meus filhos pequenos gostam de brinquedos eletrônicos e jogos de celular. Buscando conteúdos infantis para download me deparei com a necessidade de encontrar produtos que realmente fossem adaptados para crianças e não fossem só uma distração, mas também um estímulo ao aprendizado.

No entanto, acabei me deparando com muito conteúdo que explorava mais o marketing por cliques e o acesso a dados pessoais do usuário. Para produtos infantis, isso não é legal. Então comecei a pensar na ideia de desenvolver jogos que fossem mais adequados não só para os meus filhos, mas para todas as crianças e para o público em geral. Jogos que fossem inclusivos, para que todos pudessem utilizar a tecnologia para se divertir e ter uma experiência mais significativa.

Comecei a buscar informações, mas empreender ainda era algo um pouco distante para mim. Eis que a Escola de Você surge com uma parceria com a Aliança Empreendedora, lançando o curso Escola Brilhante. Ele traz conteúdo para as mulheres que sonham em empreender e isso veio como uma luz para o meu projeto.

Aproveitei todo o conteúdo na primeira turma, quando foi lançado também a primeira edição do concurso Hora de Brilhar em parceria com a Unilever, que buscava mulheres empreendedoras já atuantes. Torci muito pelas finalistas, em especial pela Sheila Procópio, pois sua história me inspirou bastante e me fez sonhar que um dia eu também poderia estar ali, empreendendo com meu negócio.

Na segunda edição do Hora de Brilhar, eu assistia aos vídeos da Marina Bolibio e sentia que ela estava falando diretamente comigo, como se aquele chamado fosse especialmente para mim. Senti que era a minha hora de brilhar. Para a minha surpresa, nessa edição foram abertas vagas para ideias de negócio em fase inicial. Não pude ficar de fora, dentro de mim tudo dizia que agora era meu momento de trabalhar nesse sonho.

Me inscrevi no concurso e a minha ideia de negócio foi selecionada. O LilliPlay Games é o primeiro projeto do estúdio de desenvolvimento de jogos digitais BackStar Lab. O LillyPlay é uma série de jogos infantis voltados para crianças em fase de alfabetização e aprendizagem.

Para mim, foi muito importante ter acesso a todo o conteúdo disponibilizado pelo concurso Hora de Brilhar e por toda a imersão proporcionada. Isso me ajudou a aprimorar minhas competências empreendedoras e a amadurecer o meu negócio. Só tenho a agradecer pelas oportunidades criadas pela Escola de Você e pela Aliança Empreendedora, uma parceria especial que vem com uma proposta muito importante para mudar vidas e abrir portas. Isso me fez acreditar de verdade que “Todos Podem Empreender”. Gratidão a todos os envolvidos nesse propósito!

*Em depoimento a Camila Luz

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.