Inspire-se > A sua história

Danielle Trolezi trocou o trabalho concursado pela confeitaria

Danielle cozinhando

“Oi, meu nome é Dani Trolezi, sou de São Paulo e hoje sou muito, mas muito mais feliz na Bake Me, minha empresa de confeitaria.

Antes de empreender, eu trabalhava no Tribunal de Justiça de São Paulo, como escrevente. Eu era concursada, tinha estabilidade e um salário razoável. O trabalho não era difícil, mas a falta de perspectivas e crescimento na carreira foram me deixando sem açúcar. Senti necessidade de colocar o meu lado criativo em uso e fazer algo em que eu visse valor. Algo que outras pessoas também vissem valor. Daí que me veio à cabeça que sempre gostei de cozinhar e, especialmente, de fazer doces.

Em 2013, comecei a pesquisar bastante sobre empreendedorismo, sobre felicidade no trabalho, até que me deparei com uma frase que dizia que ‘investir tempo e energia em um trabalho que não te traz prazer é como pagar um aluguel muito caro pela própria vida’. Tive a certeza de que não poderia passar o resto da minha vida reclamando. Foi aí que tomei a decisão de criar uma marca minha, a Bake me, e começar a empreender. Fiz cursos com profissionais renomados, li muito, fiz incontáveis testes na minha cozinha pequenininha e comecei a aceitar encomendas dos colegas do tribunal, da família e dos amigos mais próximos.

doces feitos pela confeitaria Bake Me

Foto: Reprodução/Facebook

Contratei uma empresa para fazer a identidade visual da minha marca, abri uma página no Facebook, uma conta no Instagram e depois de um ano e meio de jornada dupla, decidi ser dona da minha felicidade e dedicar 100% do meu tempo à minha empresa. Desde então, muitas dúvidas e medos vieram à tona. Será que terei disposição para trabalhar de final de semana e feriados? Será que o meu emprego estável não me fará falta? O que farei se não der certo? Sabe aquela história do ‘Tá com medo? Então vai com medo mesmo’? Então… Ao mesmo tempo em que eu não sabia se daria certo, eu também não saberia se não tentasse.

Aí começaram as encomendas, tive a oportunidade de abrir uma loja física, mas depois de um tempo acabei fechando-a. Comecei a dar aulas, meus pedidos de encomendas cresceram, assim como a receita da minha empresa. E aquela sensação de fazer algo que se ama, ver a carinha de satisfação das pessoas experimentando e elogiando algo que você fez é impagável.

Danielle Trolezi dando curso de brigadeiro

Danielle Trolezi dá cursos de brigadeiros e bolos. Foto: Reprodução/Facebook

No começo, eu tinha uma pequena reserva financeira para sobreviver enquanto a empresa não desse lucro e também tive o apoio do meu namorado, que mora comigo, e é um grande parceiro nessa loucura. Esses dois pontos são muito importantes para quem está começando uma empresa praticamente com capital zero, como aconteceu comigo. Hoje eu já consigo ter retorno do investimento que fiz e consigo viver com a renda da minha empresa. Mas ainda estou no começo e as coisas não são nada fáceis.

Atualmente, o mais difícil, na minha opinião, é conseguir visibilidade de mercado sem ter muita grana para investir em propaganda. Por mais que você faça um trabalho impecável, é imprescindível que as pessoas saibam que você existe. Então me viro como posso, divulgando bastante nas redes sociais, dando aulas, participando de eventos.

E as minhas maiores conquistas, sem dúvida, são não esperar o final de semana para ser feliz, investir tempo e energia em um trabalho que me faz bem e ver valor no meu trabalho. Estou na melhor fase da minha vida.”

*Em depoimento a Marina Malta.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.