Inspire-se > A sua história

Cristiane Mendonça criou uma linha de bonecos de pano inclusivos

cristiane mendonça

Meu nome é Cristiane Mendonça, tenho 39 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou mãe, artesã e idealizadora da Bottega das Artes, que cria bonecos de pano lúdicos e inclusivos.

Acredito que nasci artesã e com uma veia empreendedora, porque desde criança faço trabalhos manuais. Na escola, vendia laços de crochê que eu mesma fazia. Sempre fui apaixonada por trabalhos manuais e criativos. Quando nos mudamos para o Rio, minha filha Sofia tinha apenas 5 meses, e por isso, eu não podia trabalhar fora. Os meses foram passando e me acabei me encontrando na confecção de bonecas de pano. Logo, elas se transformaram em uma paixão e logo vi a possibilidade de fazer renda vendendo as minhas amadas criações em feiras e bazares de artesanato.

Em pouco tempo, já estava vendendo algumas unidades para pessoas conhecidas. Até que um dia uma amiga me pediu para fazer um boneco que representasse uma criança com Síndrome de Down. No momento da entrega, meus filhos estavam presentes e não conseguiam parar de olhar para o Guilherme (que tem Síndrome de Down e Autismo e é filho da minha amiga). Eles nunca tinham tido contato com crianças com algum tipo de deficiência. E, até aquele momento, eu também nunca havia conversado com eles sobre isso.

Acho que quando não acontece na nossa casa, esse assunto acaba passando despercebido. Com a correria do dia-a-dia, não paramos para falar das diferenças e o respeito que devemos ter com essas pessoas. Mas logo que chegamos em casa, conversei com eles sobre o Guilherme. Explique o porquê dele se comunicar de maneira diferente e, principalmente, falei que ele era uma criança como qualquer outra, mesmo com suas limitações. Disse ainda que eles podiam convidá-lo a participar das brincadeiras.

cristiane mendonça

Foto: Arquivo Pessoal

Logo em seguida, recebi outra encomenda de uma bonequinha cadeirante. No momento da entrega, minha filha estava novamente presente. Confesso que tive medo da reação de Sofia, que já tinha quase quatro anos, ao receber em nossa casa uma menininha cadeirante, mesmo tendo conversado e explicado sobre crianças com deficiências. Era uma situação nova para ela. Quando a Vitoria chegou na sua cadeira de rodas acompanhada de sua mãe, Sofia a recebeu com tamanha naturalidade que me encheu de orgulho.

Foi naquele momento que tive a certeza de qual caminho seguir. Por meio dos bonecos, famílias com filhos sem deficiências poderiam introduzir esse argumento de forma lúdica, falar sobre as diferenças e ensinar para seus filhos sobre respeito ao próximo.

E funciona! Funcionou comigo, na minha casa. A criança é livre de preconceito, elas não nascem com maldade. Cabe a nós, mães, pais, e educadores, plantar a semente da inclusão nos corações dos pequenos. Daí, senti necessidade de desenvolver uma linha de bonecos inclusivos, que falassem sobre as diferenças e também trouxessem representatividade. Por isso, criei os Amigos da Inclusão.

Levo os bonecos em eventos infantis e a resposta à iniciativa é sempre positiva. Acredito que são sementes jogadas ao vento e que, em breve, colheremos lindos frutos. Crianças com deficiência não serão mais excluídas das festinhas de aniversário, dos parquinhos, das escolas ou até mesmo de um simples “oi, vamos brincar? ”.

Essa ideia foi tomando grandes proporções em meu coração e em minha família, que me ajudou a desenvolver os moldes das minhas próprias bonecas, com minha identidade e nos valores que eu acredito do brincar. Formalizei meu negócio e hoje sou uma microempreendedora individual (MEI). A Bottega também se tornou uma possibilidade da minha mãe e da minha irmã terem uma renda a mais em casa, já que elas me ajudam nas confecções.

Hoje, sonho em propagar essa ideia o mais longe que eu puder. Tenho buscado parcerias e somado forças nessa ideia de respeito e inclusão, para que, no futuro, pessoas com deficiência não sofram mais com o preconceito e a descriminação.

Em depoimento à Aretha Yarak.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.