Inspire-se > A sua história

Ariane Santos ilumina a vida de outras mulheres com a Badu Design

badu design

Meu nome é Ariane Santos e sou de Piraquara, no Paraná. A minha história no empreendedorismo começa com a minha história de vida. Tive uma avó maravilhosa, daquela que todos gostariam de ter.

Eu levava uma vida agitada, trabalhando e estudando. Mas a minha avó, por complicações da diabetes, passou dois anos de cama. Perdeu os movimentos, a visão e a voz. Então parei tudo para ficar com ela.

Quando ela faleceu, fiquei depressiva e sem dinheiro. Minha família não tinha muitos recursos e tudo que me restou foram R$30 para recomeçar. Acredito que essa situação me preparou para algo maior. Me empoderei dela para recomeçar fazendo cadernos artesanais, pois eu os fabricava na época da faculdade e todo mundo gostava. O artesanato funcionou como arteterapia e vi que poderia fazer algo para unir mulheres. Além de gerar renda, isso as fortaleceria.

Em 2014, participei de uma seleção de artesãos para produzir souvenirs no projeto “Sou Curitiba Souvenirs” e fui aprovada! Comecei a receber pedidos grandes e vi a oportunidade de convidar outras mulheres para participar. A partir daí, surgiu a ideia de um negócio social.

badu-design

Foto: Divulgação

Comecei a capacitar mulheres para produzir. A cada entrega de produção, fazia encontros com atividades de desenvolvimento pessoal e empoderamento feminino.

Mas com o passar de tempo, não consegui manter as três mulheres produzindo por falta de capital. Levamos prejuízo com a quebra de maquinário que havia comprando com o dinheiro da produção. Enfim, quebramos.

Decidi que 2016 seria o ano da reviravolta. Busquei capacitação no Instituto Legado, que desenvolve ONGs e negócios sociais. Mudei o plano de negócios e ampliei a visão sobre a reutilização de resíduos têxteis, pois 170 mil toneladas são descartados de forma incorreta todos os anos. Passei a utilizar resíduos das indústrias e ampliei a participação de produtoras.

Antes, tínhamos três mulheres produzindo e 10 cadastradas. Hoje são 51 em processo de capacitação, iniciando a produção. Levamos renda e novas oportunidades para várias famílias e entregamos produtos sustentáveis com qualidade e muita história para contar.

Isso só foi possível porque fiz parcerias com instituições que tinham a necessidade de levar novas atividades para as mães de seus assistidos. Hoje temos mães de autistas, imigrantes, refugiados e mulheres de diversas comunidades. Também iniciamos uma marcenaria criativa com ex-moradores de rua. Assim chegamos a mais pessoas que precisam desta oportunidade de renda. Empreender no social me realiza, pois consigo ver a transformação e a importância do trabalho realizado.

ariane santos

Ariane Santos Foto: Arquivo Pessoal

Hoje produzimos materiais de papelaria artesanal, acessórios de decoração para casa e acessórios de moda — todos feitos com resíduos têxteis.

Surgiu então a oportunidade única de me inscrever na Escola Brilhante. O processo todo foi um presente. Conheci mulheres guerreiras e que têm histórias maravilhosas e que me ensinaram bastante. Levarei estar amizades para a vida. O treinamento foi excelente e voltado às nossas necessidades, o que facilitou muito as atividades da Badu Design. No final, ainda ganhei o prêmio do Hora de Brilhar!

A confirmação de que estou no caminho certo valeu muito mais do que o investimento financeiro. Esta oportunidade irá ampliar o impacto social na vida de muitas mulheres que participam da minha empresa. É possível começar com pouco se você tem objetivos claro. E se você brilha, é para iluminar a vida dos outros.

*Em depoimento a Camila Luz

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.