Inspire-se > A sua história

Amanda Pin viu sua vida florescer ao se dedicar ao artesanato

Amanda Pin

Meu nome é Amanda Pin, tenho 38 anos e sou natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Hoje moro em Alvorada, na região metropolitana da capital gaúcha. 

A arte sempre foi muito presente na minha vida. Já na época de escola, me destacava em tudo que envolvesse criatividade. Adorava desenhar e pintar e era dona de uma mente sonhadora, com uma imaginação muito fértil para criar histórias e personagens. Porém, a vida tomou outros rumos e os sonhos de infância ficaram adormecidos.

Aos 23 anos me tornei mãe no meu primeiro relacionamento. Infelizmente, era um relacionamento possessivo, onde eu não tinha amor próprio e nem vaidade. A arte era meu consolo e minha válvula de escape. Isso eu podia fazer, já que vivia em casa escondida entre quatro paredes.

Mas o que meu ex-marido não sabia é que minha essência não se contentava em viver uma vida triste e cinzenta. Olhava para o meu filho e lembrava de como fui uma criança sonhadora e desejava o melhor para a vida dele. Foi então que em um sopro de motivação, minha essência reacendeu e as quatro paredes em que eu vivia ficaram pequenas para meu mundinho imaginário.

Esse mundinho se tornou real e hoje o chamo carinhosamente de “O mundo encantado de Pin”. Neste mundo, motivação e inspiração são essenciais para viver, pois me tornaram uma mulher independente. Isso é o que entrego às pessoas através da minha arte. Amo dar vida ao meu mundo de inspirações e com isso inspirar outras pessoas. Sou uma artesã com muito orgulho e apaixonada pela profissão.

amanda pin

Foto: Arquivo Pessoal

Logo que me separei tive ajuda do meu pai. Comecei produzindo peças artesanais, de tudo um pouco, vendendo para amigos e familiares, com o intuito de ganhar dinheiro para sobreviver e criar meu filho.

Em 2009, conheci a arte em E.V.A e enxerguei um desafio: transformar um material desvalorizado no mercado artesanal em algo surpreendente. E foi então que tudo aconteceu! Com o E.V.A consegui desenvolver algo diferenciado, rico em detalhes e que expressa a minha essência e minha identidade.

Em 2010 resolvi levar o negócio a sério. Formalizei minha empresa e fui em busca de oportunidades. Apresentei meu trabalho para grandes empresas de materiais do segmento e fechei parcerias. Recebi convites de editoras e participei de algumas publicações em revistas. Assim, o trabalho começou a ficar conhecido e os convites para cursos começaram a surgir. Passei a focar em ensinar minha arte, capacitando e motivando pessoas. Comecei a produzir apostilas com passo a passo dos meus trabalhos e ministrar workshops pelo Brasil.

amanda pin

Foto: Arquivo Pessoal

Em 2012, fechei parceria com uma produtora. Gravamos videoaulas dos meus projetos e as lançamos  na maior feira de artesanato da América Latina, a Mega Artesanal, em São Paulo. Esse momento foi o divisor de águas. Continuei participando dessa feira e, nos anos seguintes, meu trabalho ganhou reconhecimento e se tornou referência no segmento.

Nesse período, entendi o propósito do meu trabalho e o porquê da minha paixão. Observando a reação das pessoas ao me encontrarem, percebi que estava entregando algo muito além da arte através dos meus cursos. Minha arte é uma isca que fisga pelo diferencial, mas a partir do momento em que pessoas têm contato com a essência do Atelier Amanda Pin, elas embarcam no mundinho ligado a valores como empoderamento e sentimentos.

Noventa e nove por cento do meu público é formado por mulheres. Elas descobrem potenciais que estavam adormecidos por vários motivos e passam a enxergar possibilidades, esperança, motivação e coragem para seguir em busca de seus sonhos. E essa conexão é linda, porque me enxergo nessas mulheres. 

No início de 2015, recebi o convite para ministrar um curso na eduK, a maior plataforma de cursos online do Brasil. A partir dessa experiência, decidi alcançar o maior número de pessoas possível mundo afora e passei a me dedicar a cursos online. Hoje, ofereço cursos em uma plataforma própria, visando a capacitação e qualificação do aluno para que ele se sinta seguro e motivado a seguir em busca do seus sonhos e viver de artesanato. Com muito orgulho, posso dizer que muitas das minhas alunas estão realizando esse sonho. 

Tenho alunos em todos os estados do Brasil e mais de 40 alunos de fora. Tudo o que aconteceu na minha vida só reafirma as três palavrinhas que carrego na minha alma: sonhar, acreditar e realizar!

Em toda minha trajetória sempre procuro aprender e me qualificar, pois conhecimento nunca é demais. Costumo dizer que o segredo é não ficar acomodada esperando as coisas caírem do céu, pois as oportunidades estão em todo lugar. E em uma dessas minhas buscas, me deparei com a Escola de Você e Escola Brilhante, onde pude desfrutar de ensinamentos para a vida pessoal e profissional.

No final de 2016, me inscrevi para o concurso Hora de Brilhar, em parceria com a Unilever, Aliança Empreendedora e Escola de Você. Para minha surpresa fui selecionada e fiquei entre as 10 histórias de mulheres inspiradoras. Passei por um processo de mentoria online e presencial de gestão, um processo intenso, grandioso e que transforma de dentro para fora. Tive a oportunidade de aprender muito, conhecer pessoas incríveis, trocar experiências e tenho certeza de que tudo que vivenciei e a bagagem que adquiri serão um novo marco no meu negócio. Saio dessa experiência renovada, feliz e muito agradecida.

Nunca devemos desistir dos nossos sonhos e do que nos faz feliz. Obstáculos e dificuldades sempre irão existir, mas somos todos capazes de superá-las quando colocamos propósito no que acreditamos.

Tenho uma história de superação, sou grata por viver fazendo o que amo e ainda ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas, plantando as minhas sementinhas para que os alunos as cultivem e floresçam.

E se me perguntam se vale a pena todo o esforço que significa empreender, eu respondo: respirar fundo e sentir a sensação de dever cumprido; ter a certeza de que entreguei o meu melhor e com isso inspirei vidas; receber diariamente depoimentos de pessoas que estão acreditando nos seus sonhos e fazendo acontecer, porque mostrei de alguma forma que é possível… isso é o combustível da minha alma e vale qualquer esforço!

*Em depoimento a Camila Luz

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.