Pessoa Física

Pessoa Física é um indivíduo qualquer, com certidão de nascimento e CPF (Cadastro de Pessoa Física), do seu nascimento até a morte. O termo é na verdade um conceito jurídico e se refere especificamente ao indivíduo enquanto sujeito detentor de direitos e de deveres. O termo pessoa física (natural person, em inglês) costuma ser utilizado no direito e na legislação.

Normalmente é representado pela sigla PF, que não deve ser confundida com Polícia Federal. Também é necessário saber distinguir Pessoa Física de Pessoa Jurídica (PJ). A segunda é uma empresa. Ambos têm registros, mas pagam impostos de formas diferentes. Uma Pessoa Jurídica é registrada no nome de uma ou mais pessoas físicas.

Quando você tem uma conta como pessoa física, por exemplo, ela é movimentada pelo titular e registra o dinheiro que entra e sai. Já uma conta de pessoa jurídica pode ser movimentada por mais de uma pessoa desde que autorizadas pela empresa, é claro.

Como usar a expressão Pessoa Física:

Exemplo 1
“A Pessoa Física responsável pela empresa me passou os dados dela.”

Exemplo 2
“É preciso tomar cuidado com seus impostos para não sujar o nome da Pessoa Física”.

 

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.