Patente

Patente é o direito de propriedade concedido a alguém pela criação de algo totalmente novo, inédito no mercado. Se você inventou um novo mecanismo, um novo produto ou uma nova tecnologia pode buscar o direito a uma patente. Mas você precisa se certificar que ninguém teve essa ideia antes. Faça uma busca, pois ela vai indicar se você deve entrar com o pedido ou não.

Para registrar uma patente, há uma taxa a ser paga (pessoas físicas e microempreendedores têm desconto). Veja mais informações aqui. A patente de invenção é válida por 20 anos a partir do depósito e a de modelo de utilidade, por 15 anos. Ainda que o processo seja demorado, ter uma patente garante exclusividade e pode render bons frutos no futuro, como receber royalties (termo utilizado para falar da quantia paga a quem é proprietário de uma patente caso uma outra pessoa faça uso dessa invenção).

Como usar o termo patente:

Exemplo 1
“Tive uma ideia de criar um aplicativo para ajudar na produtividade de pessoas que trabalham de forma autônoma. Acho que ainda posso ganhar muito dinheiro com isso! Acho que vou patentear antes que alguém tenha a mesma ideia!”

Exemplo 2
“Depois de algum tempo, consegui patentear um mecanismo que vai facilitar a vida de todas as donas de casa. Algumas empresas já entraram em contato para pagar royalties e poder usar essa ideia.”