Oferta e demanda

Não adianta nada você decidir começar a vender um produto ou um serviço que ninguém precisa, certo? Um dos segredos para ter um negócio brilhante é entender o que o seu público-alvo quer ou precisa.  Quanto mais ele precisar e quanto menos empresas oferecerem isso, melhor para você.

Oferta é a quantidade disponível de determinado produto, recurso ou serviço para venda. Demanda é a quantidade de determinado produto, recurso ou serviço que o seu cliente está disposto a comprar.

É isso que se chama de oferta e demanda (ou oferta e procura, para alguns) no mundo dos negócios:  quando a demanda (necessidade) é maior do que a oferta (produto ou serviço), os preços costumam subir, já que o consumidores se dispõem a pagar mais para ter algo que é escasso. O contrário também funciona: se existe muito de um mesmo produto ou serviço no mercado (muita concorrência), o valor tende a abaixar.

Como usar a expressão oferta e demanda:

Exemplo 1
“Antes de definir o seu modelo de negócio era bom você pensar na oferta e demanda do que você está querendo vender.”

Exemplo2
“É só uma questão de oferta e demanda: decidi que o meu produto pode custar mais caro pois o que eu faço é raro.”

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