Nota fiscal

A nota fiscal é o recibo que todo empreendedor deve emitir após realizar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Pode ser emitida tanto em papel, utilizando-se um bloco de notas fiscais, ou digitalmente.

A nota fiscal tem valor de documento, pois comprova a transação e serve para o recolhimento de impostos. O empreendedor que não a emite está cometendo sonegação fiscal. Portanto, logo que abrir a sua empresa, vá até a Secretaria da Fazenda Estadual para solicitar a permissão para emissão do seu bloco de notas.

O uso da nota fiscal eletrônica é incentivado, pois diminui o gasto de papel, facilita a consulta a recibos e aumenta a credibilidade no documento. Há dois tipos: a NF-e, emitida para registrar a venda de produtos, e a NFS-e, emitida para registrar a prestação de serviços para um cliente.

A NF-e é emitida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado, enquanto a segunda é responsabilidade da prefeitura de cada cidade.

Como usar a expressão “Nota fiscal”

Expressão 1:
“Vou fazer o design do site de uma youtuber que está bombando. Para receber o pagamento, vou precisar emitir nota fiscal durante três meses”.

Expressão 2:
“Vou emitir a nota fiscal eletrônica para comprovar a compra dos utensílios de cozinha. A senhora gostaria que eu a enviasse para qual e-mail?”

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.