NIRE

NIRE é a sigla de Número de Identificação do Registro de Empresas, isto é, o registro de legalidade da empresa na Junta Comercial do Estado. O NIRE comprova que a empresa existe oficialmente. Para exercer atividade no Brasil, toda e qualquer empresa precisa ter registro na prefeitura, no Estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Cada Estado possui sua própria Junta Comercial e você precisa procurar a sua.

Em São Paulo, por exemplo, é a JUCESP, em Minas Gerais é a JUCEMG e no Rio de Janeiro é a JUCERJA. Os preços, prazos e condições de abertura da empresa variam de Estado para Estado. O NIRE normalmente é composto por 11 dígitos, em que constam a UF (Unidade de Federação, ou seja, o Estado), o tipo de empresa e um dígito verificador. Após ter esse número, a empresa deve fazer o registro na Receita Federal, onde vai receber o número de CNPJ.

Como usar o termo NIRE:

Exemplo 1
“Preciso correr atrás do NIRE para provar que minha empresa já existe. Mas antes preciso descobrir onde fica a Junta Comercial do meu Estado.”

Exemplo 2
“Agora sim: acabei de ganhar o NIRE e posso trabalhar sem me preocupar com a legalidade do funcionamento da minha empresa.”

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.