Movimento Maker

“Movimento Maker” é uma expressão que reúne duas palavras: uma da língua portuguesa, “movimento” e outra da língua inglesa, “maker”, que pode ser traduzida como “fabricante” ou “criador”.

O Movimento Maker traz a ideia de que qualquer pessoa pode criar, fabricar e consertar objetos com as próprias mãos. O grande objetivo do movimento é, ao invés de comprar um produto, produzi-lo por conta própria. O movimento se assemelha ao “faça-você-mesmo”. No entanto, costuma estar atrelado aos projetos de eletrônica e robótica – ainda que possa ser aplicado para qualquer tipo de objeto.

O Movimento Maker também traz outro valor importante: a colaboração. A ideia é que as pessoas interessadas possam se encontrar para compartilhar conhecimento e ensinar o próximo a criar, consertar e construir. Os pontos de encontro funcionam como verdadeiros laboratórios de testes e desenvolvimento de habilidades.

Como usar a expressão “Movimento Maker”

Exemplo 1:
“Conheci um laboratório relacionado ao Movimento Maker. Há encontros semanais onde os participantes se reúnem para consertar seus próprios aparelhos eletrônicos. Estou pensando em aprender e começar a prestar serviço consertando os objetos de outras pessoas”.

Exemplo 2:
“Vou abrir um ponto de encontro do Movimento Maker para que outros empreendedores troquem experiências e ideias sobre a fabricação de móveis de madeira sustentáveis”.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.