MEI

MEI é a abreviação de microempreendedor individual, ou seja, a pessoa que trabalha por conta própria. Todas as pessoas que ganham até R$ 60 mil por ano se enquadram nessa categoria e por isso podem ter um CNPJ. Porém, não podem ter participação em outra empresa como sócia(o) ou titular.

O microempreendedor individual pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Com algumas contribuições, o profissional tem direito a diversos benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. A principal obrigação tributária do microempreendedor individual é o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS). Para se legalizar, basta se cadastrar no Portal do Empreendedor.

Como usar o termo MEI:

Exemplo 1
“Tenho uma pequena empresa, mas ainda não me cadastrei como MEI. Preciso ir atrás disso para ter direito ao auxílio-maternidade, agora que estou planejando engravidar.”

Exemplo 2
“Nunca pensei que ser MEI iria fazer os negócios deslancharem! Já estou precisando contratar até um funcionário para me ajudar!”

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.