Jornada de compra

Jornada de compra é, como o nome sugere, o caminho que um consumidor faz até concluir a compra de um produto ou serviço. Não é algo que o cliente faz conscientemente, mas que é muito importante de se observar para aprender como vender mais.

De forma geral, a jornada de compra pode ser dividida em três etapas: a da consciência, a da consideração e a da decisão. Na primeira, o consumidor percebe uma necessidade a ser atendida ou um problema a ser resolvido. Na segunda, ele já sabe claramente o que quer e começa a buscar pelas opções disponíveis. Na última, já define o que deseja e vai tomar sua decisão final.

Vamos usar como exemplo uma manicure. Na etapa de consciência, a cliente percebe que precisa fazer as unhas. Na de consideração, sabe especificamente que precisa fazer as cutículas e lixar as unhas. Ela começa então a ver quem oferece isso e comparar os preços. Por fim, decide onde fará e como será.

Como usar a expressão jornada de compra:

Exemplo 1
“Percebemos que na etapa de consideração da jornada de compra os clientes estavam desistindo do nosso serviço”.

Exemplo 2
“Após analisar a jornada de compra dos nossos clientes conseguimos otimizar os processos e aumentar nossas vendas”.

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