Interface

Interface é o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes diferentes, como o homem versus a máquina, que não podem se conectar diretamente. Ela é o “meio do caminho” entre uma pessoa e um computador, por exemplo, e serve como um “serviço de tradução” entre esses dois lados, que não falam a mesma linguagem. Sem ela, teríamos que, por exemplo, ler os códigos de programação que fazem nossos equipamentos funcionarem.

A interface entre um computador e um ser humano, que é a que você provavelmente mais vai ouvir falar, é conhecida como interface de usuário. A cara que tem o seu celular é um bom exemplo. No caso do Android, que é o sistema do Google para smartphones e tablets, o nome da atual interface de usuário é Material Design. É ela quem dita as cores e as formas dos apps do Google, por exemplo.

Essa é uma expressão com diferentes significados, porém. Na Ciência da Computação, pode ser um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos e os ajuda a trocar dados de maneira confiável. Na Informática, o conceito é de interconexão entre dois equipamentos que possuem diferentes funções e que não se poderiam conectar diretamente. Já na Comunicação é o meio capaz de promover a comunicação ou interação entre dois ou mais grupos. Na Física, a interface de superfície separa duas fases de um sistema. Só para citar alguns.

Como usar o termo interface:

Exemplo 1
“Estou pensando na melhor forma de desenvolver o meu site e como a interface se comunicará com o meu cliente.”

Exemplo 2
“A interface do meu e-commerce precisa ser revista: ela está confusa e prejudicando muitas de minhas vendas.”

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.