Economia compartilhada

Economia compartilhada é uma expressão para explicar a forma de trocar ou dividir produtos e serviços, gastando pouco ou nada. Existem diversos aplicativos e sites que facilitam o contato entre pessoas interessadas com necessidades em comum.

Há quem queira dividir a casa ou apenas um quarto, espaços de trabalho, como no caso de um coworking, o carro, roupas e livros. Dá tanto para oferecer alguma coisa que esteja encostada e você não use mais (vendendo, doando ou trocando), quanto comprar ou pegar emprestado algo que outra pessoa use pouco ou não queria mais.

Exemplos de plataformas que têm como base a economia compartilhada: Airbnb (aluguel de casas ou quartos em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil), Coworking Brasil (espaços de trabalho compartilhados em diversas cidades brasileiras), Fleety, Zazcar e Pegcar (para usar carros de outras pessoas), Tem Açúcar? (para emprestar ou pegar algo emprestado na vizinhança), entre outras.

Como usar:

Exemplo 1
“Estou com o dinheiro curto para investir num carro agora. Como só vou precisar usá-lo de vez em quando, vou alugar um por hora em um site de compartilhamento. Nada melhor do que a economia compartilhada hoje!”

Exemplo 2
“Preciso pregar uns quadros na loja, mas não tenho furadeira. Como é algo simples e só vou precisar dela uma vez, acho que vou usar o Tem Açúcar? E perguntar se algum vizinho me empresta. Adoro essa tal de economia compartilhada!”

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.