Economia circular

Economia circular é criar um produto pensando em como ele poderá ser aproveitado quando não tiver mais utilidade para quem o comprou, em vez de ser jogado fora. Isso deixa o ciclo do produto mais sustentável e também mais rentável. Para isso, é preciso criar uma nova lógica de vender o desempenho do produto, e não simplesmente a posse dele. O uso substitui o consumo.

O consumidor deve pensar que não está adquirindo uma lavadora de roupas, mas o serviço de lavagem que ela proporciona, por um determinado período, e que depois este serviço poderá ser usufruído por outra pessoa. O setor de eletrodomésticos é cheio de oportunidades para as empresas envolvidas, já que o mesmo produto pode ser comercializado várias vezes, se for duradouro e tiver um design atraente para muitos consumidores.

Como usar:

Exemplo 1
“Eu não preciso ter um carro parado só para usar de vez em quando. Pensando na economia circular, faz mais sentido dividi-lo com outras pessoas, tanto para o nosso bolso quanto para o bem do meio ambiente.”

Exemplo 2
“Eu abri uma lavanderia sem nenhuma máquina de lavar: eu recolhia peças nas casas das pessoas, levava até uma lavanderia já instalada em outro bairro, buscava-as alguns dias depois e devolvia-as em mãos para os meus clientes. Isso é o que eu chamo de economia circular: todos ganham com o serviço.”

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.