Crédito consignado

Crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, uma vez que as parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário (INSS), no caso de aposentados. Ele pode ser obtido em bancos ou em instituições financeiras e ter duração máxima de 72 meses.

Ou seja, para ter acesso a essa modalidade é preciso ser funcionário registrado (CLT) e que a empresa para a qual você trabalha tenha esse tipo de benefício.

Os juros e demais encargos variam conforme o valor contratado. Além das taxas, também é cobrado o Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF). Nessa modalidade não é permitido a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito e nem que a venda seja feita pelo telefone.

A Lei nº 13.172, de 21.10.2015, estabelece que o limite máximo de amortização de operações de crédito para servidores públicos federal, trabalhadores regidos pela CLT e aposentados do INSS, é de 35%, dos quais 5% exclusivamente para despesas e saques com cartão de crédito. Estados e Municípios podem fixar limites de descontos e retenções diferentes para seus servidores públicos.

O crédito consignado é mais seguro para quem está emprestando, pois a cobrança é praticamente automática e a responsabilidade é da empresa empregadora, do sindicato ou do órgão do governo. Isso possibilita que o empréstimo seja feito até para pessoas com o nome “sujo” em registro de inadimplência, SPC ou Serasa.

Para quem precisa de um empréstimo, o crédito consignado é vantajoso porque diminui o trabalho de ir até a instituição financeira ou fazer o serviço de pagamento manualmente. Também diminui a chance de inadimplência.

Todos esses fatores  contribuem para que a consignação tenha juros mais baixos que o cheque especial, por exemplo.

Exemplos de como usar o termo crédito consignado:

Exemplo 1
“Vou aproveitar que ainda tenho um emprego de carteira assinada e usar o crédito consignado que a empresa oferece para começar meu negócio próprio”.

Exemplo 2
“O crédito consignado que fiz na época em que ainda era funcionária foi o empurrão que eu precisava para ser empreendedora, pois oferecia juros mais baixas do que os empréstimos convencionais”. 

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.