Brainstorming

O termo brainstorming (pronuncia-se brãin-stor-min) vem do inglês e, se for traduzido ao pé da letra, significa “tempestade dentro do cérebro”. No mundo corporativo, brainstorming quer dizer “chuva de ideias” e é utilizado quando a empresa precisa de nomes que definam novos projetos, estruturas, caminhos, estratégias, enfim, qualquer novidade. Se for bem conduzido, o brainstorming pode ser muito divertido!

Reúnem-se na mesma sala profissionais de diversas áreas, que passam a dar ideias, sem pensarem muito. Todas elas vão sendo anotadas, de preferência, em um quadro para que fique fácil a visualização e também para que as mesmas não se repitam. Quando já tiverem sugestões suficientes, façam uma votação para eleger o nome que melhor traduz a nova ideia da empresa. Você pode fazer isso como colegas de trabalho e amigos que se interessem pelo negócio que você deseja montar para, por exemplo, pensar no nome do seu projeto.

Como usar o termo brainstorming:

Exemplo 1
“Precisamos fazer um brainstorming para definir um nome desse projeto que chame a atenção tanto dos homens, quanto das mulheres.”

Exemplo 2
“O nome que definimos por brainstorming deu tão certo que virou uma gíria positiva entre os adolescentes!”