Bootstrap

Bootstrap (pronuncia-se buts-trép) é uma palavra em inglês que significa literalmente aquela tirinha de couro que fica na parte de trás de sapatos e botas para ajudar a calçá-los. Na verdade, o termo é um símbolo, que representa realizar um processo sem ajuda externa, mas com etapas importantes de facilitação interna.

Ou seja: o termo define o ato de criar um negócio sem investimento externo, usando só o que se tem à disposição para começar. No mundo do empreendedorismo, essa palavra também define um jeito de trabalhar baseado em otimização de recursos, isto é, fazer o melhor uso apenas do que se tem. Uma forma autossustentável de alavancar a si mesmo.

Um negócio bootstrap não tem investidor. A figura do empreendedor que começa o seu negócio na garagem da sua casa ou no seu próprio quarto caracteriza bem esse conceito.

Como usar a expressão bootstrap:

Exemplo 1
“Eu não tenho muita grana para abrir a lavanderia que eu quero logo de cara, então vou fazer um esquema bootstrap. Já que eu tenho um carro, vou aproveitar as lavanderias do bairro para começar a divulgar o meu serviço.”

Exemplo 2
“Eu nunca pensei que fosse conseguir dar o primeiro passo, mas nesse esquema bootstrap fica mais fácil entender por onde começar”.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.