Black Friday

O termo em inglês Black Friday (pronuncia-se blák-frai-dêi) teve origem nos Estados Unidos e, na tradução literal para o português, significa “Sexta-Feira Negra”. Ele surgiu em 1932 e foi criado pelos varejistas para incentivar as compras após o feriado de Ação de Graças (chamado por lá de Thanksgiving Day), que acontece na última quinta-feira do mês de novembro. Os lojistas costumam colocar os produtos que estão à venda com grandes descontos, incentivando as pessoas às compras de Natal. O primeiro Black Friday no Brasil aconteceu em 2010, principalmente nas lojas online. Desde então, vem ocorrendo com frequência por aqui, mas já foi acusada de “maquiar os preços”, ou seja, anunciar que o desconto é grande, mas o valor original não era tão distante daquele em promoção.

Como usar o termo Black Friday:

Exemplo 1
“Vou fazer uma boa pesquisa de valores dos equipamentos que preciso comprar antes da chegada do Black Friday. Só assim vou saber se vai valer a pena comprá-los no dia do evento.”

Exemplo 2
“Já fiz muitas compras em um único Black Friday que, depois, me dei conta de que não valeram tanto assim a pena. É preciso prestar atenção para não comprar sem necessidade.”